Para quem gosta de animais e em especial de cães, é impossível não se apaixonar pelos cachorros, mas quando vivemos em apartamentos pode ser um estágio difícil enquanto eles não têm as primeiras vacinas todas ou enquanto não aprendem a fazer as necessidades na rua.
Cachorros e "presentes"
Um dos erros comuns é os donos acabarem por perder a paciência e em algum momento darem uma palmada no cachorro quando o apanham a fazer algum "presente" fora do sítio. Isto é extremamente confuso para o cachorro que não interpreta essa palmada como sendo causada quer pela falta de paciência, quer pelo facto de ter feito fora do sitio.
Recordem-se que os cães têm o olfacto como primeiro sentido. De tal forma que é difícil imaginarmos certos odores que eles conseguem detectar. Imagine o que será conseguir sentir o odor de uma folha a cair, dos insectos dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue numa piscina. Mais, os cães conseguem até detectar a gravidez e doenças.
Não é de estranhar então, que mesmo lavando o chão com uma série de produtos que há no mercado que se dizem repelentes e desinfectantes (praticamente todos cheios de agentes químicos que mesmo que sejam supostamente seguros para os animais e para nós, não o são para o meio ambiente!) o nosso cachorro continue a sentir o cheiro que o leva a fazer as necessidades por onde já as fez anteriormente - toda a casa que tiver à sua disposição! A urina dos cães tem uma enzima potentíssima, que mesmo quando nos escapa ao nosso olfacto (que em comparação com o deles deixa muito a desejar!), diz literalmente por favor alivia-te aqui.
Ora se damos uma palmada estamos a castigar o animal por ser isso mesmo: um animal cujo olfacto lhe diz onde fazer e cujo corpo ainda não pode fisiologicamente controlar a urina e fezes...mal comparado seria o mesmo que dar uma palmada a um bébé por fazer as necessidades na fralda - eles não entendem e o efeito dessa palmada pode atrasar todo o processo quando ele começar a ir à rua.
Por outro lado a técnica dos jornais, dos resguardos e outras semelhantes apenas servem para gastar dinheiro...os cachorros vêm essas coisas como brincadeira e o mais certo é chegar a casa e ter uma verdadeira rave party. Esta é uma fase que requer muita calma...foque-se no melhor - Ela passa!!
Se quer uma solução eficaz e natural aqui ficam algumas dicas:
1 frasco de spray tamanho normal
1 parte de vinagre branco (cidra)
1 parte de água filtrada
20 gotas de Purify doTERRA
Modo de uso: Pulverizar o chão que se quer limpo várias vezes e deixar absorver de preferência sem que o cachorro ande nesse espaço antes de completar o tratamento por um mínimo de 3 dias consecutivos. Pode adicionar também um pouco desta mistura á água com que leva o chão, embora seja preferível usar a linha de limpeza OnGuard da doTerra, que tem produtos fantásticos. O concentrado de limpeza (Cleaner Concentrate) dura cerca de 6 a 12 meses tal é o seu grau de pureza!
O Purify pode ainda ser usado para eliminar os odores do caixote do lixo, enquanto não o despejamos - quem tem cachorros em casa sabe que é um desafio constante os cheiros do lixo...para isso basta colocar uma gota numa bola de algodão e colocá-la no fundo do seu balde do lixo e o cheiro vai desaparecer.
Acresce o beneficio que o Purify resfresca o ambiente, inibe a formação de bolores e mofo, repele ratos, mata bactérias e virus que são transportados pelo ar, é desinfectante, e melhora o sistema imunitário em geral. Podemos ainda aplicá-lo em picadas de insectos para um alívio imediato evitando a formação da famosa"baba", e é fantástico com borbulhas e irritações da pele, entre outras aplicações!
Ingredientes
Lemon Peel, Siberian Fir Needle, Citronella Grass, Lime Peel, Melaleuca (Tea Tree) Leaf, Cilantro Herb essential oils.
Descrição Aromática
Fresco, arejado, herbal
Cristina Fernandes
Comments