Os gatos são animais muito sensíveis, qualquer sintoma de tosse, dificuldade respiratória ou corrimento ocular/nasal deve de imediato ser validado por um veterinário.
Mesmo se estivermos a utilizar um óleo essencial que seja conhecido por ser seguro para gatos, algumas vezes eles reagem negativamente. Lembre-se que os óleos essenciais são também uma experiência para os gatos e alguns deles não vão gostar dos óleos que lhes fazem bem.
O elevado grau de sensibilidade dos gatos permite também uma rápida actuação do óleo
Quaisquer problemas respiratórios em gatos devem ser tratados imediatamente. Os gatos geralmente não ofegam ou tossem, portanto, assim que estes distúrbios respiratórios surgem, eles devem ser avaliados imediatamente por um veterinário.
Os donos de gatos com tosse ou outras anormalidades respiratórias devem tomar medidas para reduzir as causas de stress no ambiente dos gatos.
O seu gato deve ter um ambiente calmo, fresco, confortável e seguro, com um bom suporte nutricional e oxigénio suplementar, se necessário.
A tosse contínua pode danificar permanentemente o revestimento das vias aéreas dos gatos e, se agravada, interferir com a capacidade de se alimentarem.
Ao longo do tempo, a bronquite poderá danificar o sistema imunológico dos gatos e predispor o animal a contrair infecções bacterianas e virais no seu sensível aparelho respiratório.
Então, se perceber que o seu gato tem algum dos sintomas descritos, não se esqueça de levá-lo imediatamente ao veterinário.
Cristina Fernandes
doTerra4Patas
Kommentare